Conferência ICAVI - Modelos de Vida Independente

A equipa técnica do CAVI da APCVC marcou presença na conferência “ICAVI 2019 – Modelos de Vida Independente”, dinamizada pela Associação Portuguesa de Neuromusculares (APN), pela Escola Superior de Saúde de Santa Maria e pela Caregivers Portugal.
Esta conferência teve como principais objetivos a apresentação pública do projeto de investigação ICAVI, a apresentação de dois modelos internacionais de vida independente, belga e espanhol, bem como a partilha e experiência da implementação do MAVI em Portugal.
Contamos com a participação de Frank Sloen, ativista pela Vida Independente, em representação da ENIL – European Network of Independent Living – que fez uma interessante análise do modelo de independente em vigor no nosso país, ressalvando que sendo um projeto-piloto há a possibilidade de se ajustarem os pontos menos positivos. Apesar de não ter estado representado presencialmente, a Oficina de Vida Independiente de Madrid, também apresentou o seu modelo de assistência pessoal.
Foi apresentado o Modelo de Vida Independente atualmente em vigor em Portugal, pelo Dr. Humberto Santos e pela Dra. Fernanda Sousa do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), seguindo-se a apresentação do trabalho desenvolvido até ao momento pelos CAVI da APN, da AFUA - Associação de Familiares, Utentes e Amigos do Hospital de Magalhães Lemos – e pelo CAVI Horizontes da Cerciespinho.
A conferência terminou com a partilha de experiências de 3 beneficiários e 3 assistentes pessoais, que já se encontram, designadamente, a beneficiar e a exercer funções nestes projetos-piloto.

  • Rua de Santa Martinha, n.º 13 - A
    4925-105 Santa Marta de Portuzelo

Sobre Nós

O CAVI Viana do Castelo iniciou funções em a 22/01/2019 e pertence à Associação de Paralisia Cerebral de Viana do Castelo.

Redes Sociais
2020 © Todos os direitos reservados - Política de Privacidade - Livro de Reclamações
Continuar a navegar no nosso website implica a aceitação da nossa Política de Cookies - Saiba mais aqui